segunda-feira, 11 de abril de 2011

LOCUS – O ACASO



A produção documental obedece uma dialética de “planejamento do inesperado”: a história é fundada em aspectos conhecidos, previsíveis o bastante para serem organizados em um roteiro e planejados durante a pré-produção, quase como uma produção de vídeos ficcionais. Nesse quesito se inserem as entrevistas e pré-entrevistas agendadas, as imagens de apoio imaginadas, a localização de registros históricos, a cobertura dos eventos oficiais e do cotidiano rotineiro da cidade. Embora a programação desses fatos apele para um método ficcionalizante, é necessário fazer isso para mobilizar e estimular os efeitos do acaso.


Desfile escolar
Não só os personagens precisam ajudar a forjar o real, já que são solicitados a responder ou a fazer alguma coisa ditada pelos produtores; os eventos sociais e o dia-a-dia de Alegre precisam atuar sobre a produção para que o inesperado apareça e leve o registro a um patamar testemunhal. Para cumprir tal exigência documental procuramos flagrar as ações que os fenômenos da cidade apresentavam: na festa de Alegre, em agosto, conseguimos captar inúmeras surpresas que apareceram em meio às gravações programadas, seja nos brinquedos e barraquinhas do parque de diversões, no rodeio e nas baias dos animais em exposição, no desfile de rua das escolas e instituições municipais, na procissão e missa para Nossa Senhora da Penha. Em cada dia agendado para a produção ocorreram situações que não podíamos prever durante a pré-produção.

Finados
Isso também ocorreu durante a cobertura das eleições 2010, quando pudemos acompanhar um percurso agendado com os personagens e encontrar um desfecho completamente distante do que havíamos planejado – e que acabou se tornando mais importante para o documentário do que aquilo que havíamos meramente assumido. Até mesmo o dia de Finados deu margem para a aparição do acaso, pois a cobertura das pessoas visitando seus familiares perdeu espaço frente ao surgimento de novos traços em um personagem já falecido (Zezé Fumaça). Ainda que esses eventos sejam extraordinários e por isso contribuam para o pronunciamento do inesperado, a própria rotina alegrense é fértil para sofrer a influência do real.

Final do desfile escolar
A linguagem documental é naturalmente híbrida, composta por artifícios técnicos e convenções videográficas que facilitam a recepção da narrativa e, além disso, pela sistematização do acaso. Locus é formado por imagens que foram previamente criadas e por outras que só submetendo-se aos caprichos da sorte e do infortúnio poderiam existir. De outra maneira seria impossível passar a impressão de realidade que determina o grau de proximidade e identificação narrativa do documentário.

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